Com tecnologia do Blogger.
RSS

A profundidade da vida no útero


       No útero o bebé não se vê mas sente-se. Ele comunica connosco e nós comunicamos com ele. É uma comunicação que vai muito além das palavras. É uma comunicação sem contacto visual mas profundamente íntima.
      Sendo psicóloga e com experiência no acompanhamento de grávidas e puérperas, a enorme consciência desta questão e da  importância desta fase da vida do bebé, deixava-me inquieta relativamente ao meu filho Miguel.   O que entenderia ele da minha tristeza e dos momentos de ansiedade  que vivi na gravidez? Que impacto teriam nele? Como lidaria ele com o meu luto? A minha experiência profissional, a minha formação académica e a minha própria intuição permitiam-me fazer um prognóstico que em muito me desassossegava.
     Tendo a noção que mais este desassossego nada contribuía para ajudar em toda a situação, tentava viver um dia de cada. Nos meu pensamentos conversava muito com ele e, inclusivamente, converti várias vezes estes pensamentos em palavras na esperança que ele pudesse alcançar o conteúdo emocional do que eu lhe dizia.
      É sabido que  uma grávida sujeita a um stress intenso e prolongado não tem como proteger o seu bebé de toda essa vivência emocional estando entre as repercussões mais frequentes o nascimento prematuro, bebés pequenos para a idade gestacional, problemas no sono, choro e irritabilidade frequente. Entre as situações de stress com mais impacto negativo estão os problemas entre os pais, situações de violência, situações de luto.
      Apesar de consciente  de todas estas questões, nada me poderia ter preparado para a intensidade dos desafios que a vida iria colocar-me após o nascimento do Miguel.



                                                  (imagem jornal online Alerta Saúde)                                    

(Vários  autores têm estudado este assunto, pode ler a opinião de Thomas Verny - Autor do livro "A vida secreta da criança antes de nascer" e de Karlton Terry)

http://www.claudiobasbaum.com.br/?A-vida-intima-dos-bebes-dentro-do

http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT876203-1666,00.html

http://crescer.sapo.pt/bebe/emocoes/-o-bebe-e-um-ser-unico

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário