Com tecnologia do Blogger.
RSS

O meu bebé exigente

      Se o seu bebé a desgasta mais do que seria expectável, sente-se tão cansada e com tanto sono que não sabe por quanto tempo mais aguentará...talvez agora se possa sentir um pouco menos sozinha pois garanto-lhe que sei exactamente o que isso é.
      William Sears, pediatra americano, descreve o que é um High need baby. Pode consulta o texto original em inglês:
http://www.askdrsears.com/topics/health-concerns/fussy-baby/high-need-baby/12-features-high-need-baby
      Os espanhóis chamam-lhes de Bebés de alta demanda e os franceses de Bébés aux besoins intenses  (Babi).
       Por simpatia com o termo francês vou chamá-los de Babi.
       Os Babi são bebés que podem ter várias ou todas as seguintes características:
1)  Intensos - são extremamente enérgicos, parecem estar sempre alerta, tensos e preparados para a acção. Choram alto, protestam com força, riem com gosto.
2) "Hiperactivos" -  Corpo e mente em permanente agitação e tensão. Em comparação com as outras crianças são mais activos. Dormem pouco e procuram sempre algo para explorar e desafios novos.
3) Absorventes - absorvem toda a energia dos seus pais. Exigem constante atenção, contacto, carinhos, colo, brincadeiras. Exigem dos seus pais uma disponibilidade quase sobre humana e uma paciência imensa. O desafio reside em manter sempre uma atitude positiva.
4) Mamam com frequência - com estes bebés não será possível respeitar o intervalo entre refeições muitas vezes recomendado pelos pediatras. Deverá amamentar em livre demanda, isto é, sempre que o bebé pedir.   Mamam rápido e muitas vezes.
5) Exigentes - Não gostam de esperar, são pouco flexíveis e dificilmente aceitam alternativas. Quando não vêm as suas exigências cumpridas manifestam intensamente o seu desagrado.
6) Acordam com frequência - Durante o dia não dormem ou fazem sonos muito curtos (de alguns minutos). Durante a noite acordam com muita frequência (há pais que referem cerca de 10 vezes por noite. Têm um sono muito leve acordando muito facilmente ao mínimo ruído. Poderá ser difícil acalma-los e faze-los regressar ao sono.
7) Insatisfeitos -  Há dias que nada os acalmará e os pais acabam por sentir-se totalmente impotentes e, muitas vezes, acabam por duvidar das suas competências enquanto pais.
8) Imprevisíveis - O que funcionou num dia para acalmá-lo poderá já não ser útil no ia seguinte. Tendem também a mudanças frequentes de "humor": quando estão felizes são os bebés mais felizes do mundo mas quando estão aborrecidos são os bebés mais difíceis do mundo. Os pais destes bebés sentem-se frequentemente frustrados e cansados.
9) Super-sensíveis - Estão sempre alerta o que os torna muito sensíveis ao ambiente que os rodeia reagindo com intensidade a mudanças ou ambientes desconhecidos. Dificilmente aceitam cuidadores substitutos.
10) Exigem colo e contacto constantes - Eles exigem colo e contacto físico constante mas para alguns nem isso os acalmará. Muitos exigem um "colo andante".
11) Não se acalmam sozinhos - Precisam de ajuda para dormir pois não sabem relaxar sozinhos.
12) Sensíveis à separação -  Não gostam de se separar dos seus pais, dificilmente aceitam cuidadores substitutos e demoram a afeiçoar-se a estranhos.
      Estas características poderão manifestar-se em diferentes fases do desenvolvimento.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário